Pra começarmos, propomos uma rápida autoanálise sobre seu comportamento:
Você tem facilidade em se aceitar ou tem batalhas diárias pela aprovação dos outros, ainda que inconscientemente? Você está repetidamente fazendo o que os outros esperam de você ou você é capaz de cumprir suas próprias expectativas consigo mesmo? Como é seu relacionamento consigo?
Seu relacionamento consigo é, indiscutivelmente, o tema mais importante na sua vida, pois é a base de todos os outros relacionamentos que você tem na sua vida. Especialmente porquê, se você cuidar de si, você cuidará melhor dos outros. Se você exerce o amor próprio, tem a capacidade de amar os outros de maneira altruísta, pois o autocuidado promove autoconfiança.
Se você se sente segura com a sua pele, sua presença torna-se mais acolhedora. Se você estiver bem descansada, será mais produtiva. Se você estiver bem vestida, estará mais confiante e trará melhores resultados para todas as esferas da sua vida. Se você estiver bem informado, será mais assertivo em suas escolhas. Então, a verdade é que, se você está investindo parte do seu tempo diário no autocuidado, sua contribuição para a sua família e a sociedade é, inegavelmente, muito maior.
Da próxima vez que você priorizar a si em vez de sua família, amigos ou trabalho, lembre-se de que, dedicar esse tempo a si, não é um ato egoísta.
Não permita sentir culpa por isso, pois dentro de um corpo saudável, reside uma pessoa com clareza mental para conquistar seus objetivos em paz consigo.
Como definimos o autocuidado? E como sabemos se estamos cuidando bem de si?
O autocuidado pode ter entendimentos diferentes de acordo com cada pessoa. Para alguns, o canal para exercer presença ideal é meditar e orar, enquanto para outros desenhar, dançar, praticar yoga ou até mesmo descansar adequadamente. Para um gesto de autocuidado completo, descobrir mais de si é primordial, pois este momento de presença pode ter caminhos diferentes, mas o objetivo é o mesmo: prezar pela saúde física, mental e espiritual.
Algumas dicas que podem te ajudar a definir sua categoria de autocuidado favorita:
Espiritual
1. Reserve um tempo para meditar/refletir sobre seu propósito na vida, avalie se eles estão em afinidade com sua rotina. Isso vai te trazer mais satisfação!
2. Tenha um gesto atencioso com o próximo, faça alguma caridade, por exemplo.
3. Mostre sua gratidão pelas coisas boas em sua vida, contemple a natureza, esteja presente!
4. Visite um templo/igreja ou qualquer outro lugar que eleve a vibração positiva interna.
5. Diferencie o que está sob seu controle e o que não está. Concentre-se no que está no seu raio de ação e deixe o resto para o Universo. Tenha fé!
Mental
6. Desative as notificações do seu telefone por uma hora todos os dias e ganhe muito mais tempo pra você.
7. Abstenha-se de pessoas negativas. Mantenha-se em estado presente para reconhecer e filtrar seus próprios pensamentos.
8. Construa amizades verdadeiras.
9. Leia para melhorar seus conhecimentos, habilidades e conceitos.
10. Siga uma rotina.
11. Desenvolva um hobby.
12. Escreva um diário.
13- Passe tempo com sua família e amigos.
14. Lide com seus sentimentos, não os evite.
15. Ouça mantras e músicas calmas/relaxantes.
16. Ah, e não esqueça de tirar férias sempre que possível!
Física
17. Comer bem é regra! Por isso a presença na escolha dos alimentos é tão importante, mas também: comer apenas quando estiver com fome, nunca coma demais e nem próximo a hora de dormir.
18. Alongue-se. Faça yoga ou pilates. Dê um passeio ou nade. Movimento é vida!
19. Pegue um pouco de sol.
20. Ocasionalmente, faça automassagem com óleo na cabeça e no corpo.
21. Beba muita água em temperatura ambiente no verão e chás no inverno!
Siga-nos no instagram pra entender mais da rotina do ayurveda!
Namastê!