Ayurveda: o sistema de saúde mais antigo do mundo

Ayurveda: o sistema de saúde mais antigo do mundo

AYUR (VIDA) + VEDA (CIÊNCIA) = CIÊNCIA DA VIDA

Originária da língua sânscrita, o ayurveda surgiu a partir da observação do ser humano sobre si, outros seres, o meio em que estamos inseridos e, principalmente, da harmonia que envolve essas relações. A análise dessa interação levou à descobertas e experiências que, apesar de simples, contribuem de forma muito ampla para a promoção da saúde e bem estar do ser. Atualmente o ayurveda é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), entretanto esse conhecimento é intrínseco da cultura indiana é repassado de geração a geração há mais de 5000 anos.
O objetivo é buscar o equilíbrio de maneira individualizada, identificando na raiz a origem de desconfortos/patologias (Vikritti*). Essa é a principal diferença do ayurveda frente a medicina moderna, visto que, no sistema de tratamento de saúde ocidental, as doenças são remediadas sinteticamente a partir do sintoma final, enquanto o ayurveda parte do princípio que cada ser possui uma constituição única e a manutenção personalizada desse organismo previne os riscos do desenvolvimento de doenças, além de promover enorme ganho na qualidade de vida do indivíduo.
Assim como na medicina ocidental, a anamnese precede qualquer tipo de tratamento. Na consulta, o médico ayurveda realiza uma investigação para entender qual a necessidade do paciente, partindo da identificação da constituição do indivíduo (biotipo ou dosha*) e dos desequilíbrios (físicos e mentais) que são a causa das patologias. Os tratamentos são personalizados e cada paciente possui uma série de recomendações que vão desde os tipos de alimentos mais indicados até terapias purificadoras (Panchakarmas) e de manutenção (como a massagem ayurvédica, também conhecida como Abhyanga).
Ao mesmo tempo que este conhecimento é amplo e infinito, a sua simplicidade permite o acesso a qualquer um, especialmente hoje com a facilidade do mundo virtual.
Inscreva-se para conhecer mais sobre Ayurveda e nos siga no instagram para dicas de como se autoconhecer e autocuidar através da visão do Ayurveda.
Namastê!
Voltar para o blog

Deixe um comentário