Oleação corporal: a técnica perdida de autocuidado e rejuvenescimento

Oleação corporal: a técnica perdida de autocuidado e rejuvenescimento

Imagine uma pessoa que, em qualquer circunstância de vida, permaneça inabalável, equilibrada, calma. Agora imagine a aura que ela carrega, a beleza, autoridade e assertividade que possui. Perceba que essa pessoa também tem família, trabalho, amigos, bens materiais, mas também é confrontada ao lidar com os altos e baixos da vida como qualquer ser humano normal. O que será que ela está fazendo de diferente da maioria de nós?

A resposta pode ser encontrada na maneira como as pessoas pegam macacos na Índia (aqueles que costumam roubar comida). Coloca-se um punhado de nozes em uma jarra com uma pequena abertura. O macaco põe a mão na jarra, agarra as nozes e então descobre que não consegue tirar o punho pela abertura, apenas se ele soltar as nozes ele conseguirá fugir. O apego é essa armadilha mental que nos priva das oportunidades que universo reserva.

Há coisas que somos capazes de controlar, já outras não. A lição diária mais importante que deveríamos ter como exercício de autoconsciência, amor-próprio, autocuidado, é a de desenvolver a capacidade de analisar o que está acontecendo no agora, avaliando o que está dentro e fora do meu controle.

Veja o exemplo do macaco pra entender que, às vezes, é necessário abrir mão para se libertar de situações de estagnação, mas parece tão difícil na vida real, né? Como é possível se apaixonar e permanecer desapegado? Como é ter um trabalho, família, filhos e construir um futuro através desta rotina sem ter apego a nada disso?

O Bhagwad Gita diz que: você tem controle total apenas pelas suas ações, mas nenhum sobre o resultado delas. A melhor coisa, seja em uma situação favorável ou não pra você, é aceitar a realidade presente do jeito que se é e alinhar suas ações com o que você acredita que é certo no momento. Caso contrário, a frustração será inevitável. A arte do desapego leva tempo para ser aprendida e raramente é algo plenamente alcançável. Para desenvolver os "músculos do desprendimento" é necessário trabalhá-los dia a dia, momento a momento, começando com as menores coisas, como:
  1. Lembrar (em meditação) diariamente que apenas o momento presente está em nosso controle. Não sabemos o que pode acontecer no próximo segundo, minuto ou no dia seguinte.
  2. Cuide da sua vida. Assim como ninguém mais pode mudar você, você também não pode mudar o próximo, nem mesmo sua família e amigos.
  3. Pratique compaixão e empatia. Se você é capaz de se colocar no lugar dos outros, é também capaz de reconhecer as motivações e inspirações de outras pessoas. O bom líder se coloca no lugar do outro o tempo todo.
  4. Reconheça, aceite e compreenda seus sentimentos. Cada sentimento é como uma lanterna ou alerta para mostrar o caminho certo.
  5. Concentre-se em você mesmo. Faça as coisas que você gosta de fazer.
  6. Aceite os outros como eles são, mas busque sempre uma porta de acesso a quem é importante na sua vida.“Se você não pode colocá-lo na boca, não coloque na pele”, aconselha Ayurveda – uma abordagem de vida saudável e feliz testada ao longo do tempo que tem suas origens na Índia.
Está cientificamente comprovado que tudo o que usamos na pele e cabelo é absorvido pelo organismo e circula em nosso sistema. Por isso, quando fazemos escolhas alimentares saudáveis ​, estamos abrindo caminho para uma juventude duradoura e uma pele brilhante.

Importante notar aqui é que não é apenas pela boca que o corpo nutre-se, mas também por todos os órgãos (incluindo nossa pele) e mente.

Agora faça uma pausa e pense em todas as escolhas alimentares que você faz diariamente. Elas tem sido boas ou ruins?

Cosméticos e itens de cuidados pessoais diários são embalados com uma série de produtos químicos que os defensores da saúde dizem que podem estar ligados a uma série de problemas, como câncer, alergias, infertilidade, desequilíbrio hormonal, etc. Qualquer pessoa que já tenha lido o rótulo de um produto de higiene pessoal provavelmente notou a presença de uma série de produtos químicos desconhecidos.

Nós assumimos que eles não são devidamente seguros para o uso diário, mesmo sem conhecer profundamente os efeitos do seu uso a longo prazo. Mas veja, sob a ótica do ayurveda, tais produtos não seriam aptos para o contato com a pele, muito menos com a boca. Lembram que a pele também se alimenta?

A pele, nosso maior órgão, tem cerca de 2 milhões de glândulas sebáceas espalhadas pelo corpo. Tais glândulas produzem uma camada que serve como protetor/ lubrificante para o cabelo, é o que dá brilho e juventude à pele. O uso de cosméticos de base química prejudica o equilíbrio da oleosidade natural da pele, causando diferentes doenças e acelerando o processo de envelhecimento.

A Ayurveda diz que cada tipo de pele é diferente e os produtos que aplicamos nela devem se adequar ao tipo. O tipo de pele de uma pessoa é baseado nos três doshas, são forças vitais que compõem a constituição do corpo e da mente. Eles estão:

vata (vento + espaço)
pitta (fogo + água)
kapha (água e terra)
Vata


Uma pessoa vata dominante tem pele seca e áspera que tende a enrugar se não for hidratada regularmente. Massagear o corpo com óleo de gergelim quente mostra excelentes resultados nesta pele.

 

Pitta


Pessoas com pitta alto tendem a ter pele oleosa propensa a acne e rosácea.
Esse tipo de pele precisa de mais elementos refrescantes, como rosa, neem, aloe vera, açafrão e sândalo.

 

Kapha


A pele Kapha tende a ser fria e oleosa, e pode ser propensa a espinhas e retenção de água. Esfoliar essa pele estimula o sistema linfático e remove obstruções. Aplicar máscaras faciais, escovar a seco equilibra a qualidade da pele e massagear o corpo com óleo de mostarda quente e óleos à base de gergelim ajuda com o controle de peso.

Uma rotina diária muito importante descrita nos textos ayurvédicos é a Abhyanga ou automassagem com um óleo adequado à sua Prakruti, que deve ser feita pelo menos 20 minutos antes do banho.

"A oleação é um ritual - uma prática suave que envolve reservar um tempo para estar consigo mesmo, para nutrir sua mente, corpo e espírito, criando assim sentimentos de estabilidade, calor e conforto. "

Através da automassagem, o óleo quente com infusão de ervas penetra através de camadas profundas de tecidos em nossos corpos, acessando diretamente os sistemas nervoso, linfático e imunológico. Investir essa pequena quantidade de tempo em si próprio diariamente traz benefícios de várias maneiras, como:

  • pele mais macia, forte, jovem e saudável
  • músculos relaxados e alívio da dor
  • vata equilibrado, o que melhora a saúde musculoesquelética e do sistema nervoso
  • melhor qualidade do sono
  • maior mobilidade
  • estimula os órgãos internos
  • lubrifica as articulações, tonifica os tecidos e fortalece os membros
  • melhor circulação e drenagem linfática
  • pensamento mais claro
  • aumento de energia e resistência
  • um corpo inteiro bem nutrido

O modo de vida moderno gera estresse, doença, poluição, envelhecimento. A prática do Abhyanga e a aplicação de óleo em nosso corpo, quando se torna parte de nossa rotina diária e rituais, nos dá um refúgio das nuances do mundo de hoje. Dê um tempo para você, aprenda a arte do autocuidado, desenvolva o autoconhecimento, ame e respeite a si mesmo, pois esse é o segredo para uma vida saudável e feliz, segundo o ayurveda.

Boa sorte com suas práticas de desapego! Se você chegou até aqui, você é um ser em construção a caminho de tornar-se um ser humano melhor, melhor pai/mãe, melhor cidadão, melhor amigo/amiga. Por fim, o bônus do desapego vai melhorar muito seu relacionamento consigo.

Namastê!

Voltar para o blog

2 comentários

Acabo de encontrar esse site, e, descobri o meu dosha, mas, não sei como seguir os conselhos para melhorar minha saúde,que, está descrita fielmente no dosha! Podem me ajudar nesse caminho?

nancy aparecida silva maziero

Texto maravilhoso. Eu realizo a automassagem, porém não tenho uma frequência, mas os efeitos na mente e corpo são como uma pratica de yoga com total entrega. Gratidão.

Fabiana Pereira

Deixe um comentário