Tais recomendações são importantes para equilibrar as “qualidades” das estações que, no caso do verão, tem o predomínio do elemento fogo (tejas), ou seja, há mais calor, secura e leveza, qualidades que aumentam o dosha pitta e favorecem o acúmulo do dosha vata.
O agni (fogo digestivo) torna-se facilmente deslocado pelo aumento de calor, expandindo o fogo interno para a superfície, reduzindo o apetite, agravando a pele e nos deixando mais “enquentadinhos” emocionalmente. Do ponto de vista ayurvédico, a regra do verão é acalmar o agni e controlar pitta.
O verão é leve, quente, seco, penetrante, afiado, transformador, sutil, ascendente, expansivo. Por isso, o pitta tende a se acumular no aparelho digestivo, fígado, olhos, pele e coração no verão, interferindo na visão, digestão, apetite, metabolismo, assimilação, condução térmica, etc.
Para evitar o excesso de fogo, é bom evitar alimentos com sabores picantes, azedos, salgados, pois podem agravar inflamações; veja abaixo mais recomendações gerais do ayurveda para o verão:
Dinacharya no verão
- Raspe a língua e escove os dentes no primeiro momento da manhã
- Use óleo de coco (temperatura ambiente) para nutrir e massagear a pele e demais órgãos. Aproveite pra fazer uma leve massagem na barriga com movimentos circulares. Remova o excesso no banho.
- Pratique atividades físicas pela manhã, especialmente yoga e pranayamas (técnicas de respiração) que acalmam e resfriam. É importante não fazer muitas posturas invertidas, pois trazem calor para a cabeça. Depois da prática, unte-se com um pouco de Óleo de Rosas e Gerânio para pacificar pitta. Coloque uma gota em seu terceiro olho, garganta e umbigo para manter esses centros de consciência fria, calma e controlada.
- Dê preferência a alimentos doces, amargos, sabores adstringentes, leves e fáceis de digerir. Coma apenas com fome e sempre na medida certa. Busque estar presente nas refeições para atentar-se aos sinais de saciedade.
- Café da manhã: coma líquidos nutritivos, como mingau de aveia, por exemplo.
- Almoço: coma por volta do meio-dia, é quando o sol está em seu pico, seu fogo digestivo também.
- Ceia: prefira alimentos cozidos, como kitchari (veja as receitas pra cada dosha nos reels). Coma salada apenas se seu agni estiver bom; ainda assim, evite comer no período da noite, pois agravará vata.
- Evite carne vermelha, bem como frutas cítricas, tomate, alho, cebola, sal e leite fermentado para controlar pitta.
- Quando estiver com sede, experimente beber chás de ervas em temperatura ambiente, como de hortelã-pimenta, alcaçuz, erva-doce e rosa. Faça a infusão e deixe resfriar naturalmente.
- É muito importante estar atento às emoções pitta surgindo como crítica, julgamento, irritação e raiva. Se você se sentir um pouco impaciente, tente segurar um gole de água na boca por alguns instantes para resfriar pitta, também será mais fácil manter a “boca fechada”.
- Antes de ir para a cama, especialmente se foi um dia quente, esfregue as solas dos pés com coco ou óleo de rícino para trazer todo o calor para os pés.
- Faça uso da Máscara Facial de Rosas & Gerânio sempre que sentir que o sol destacou suas manchas. Dissolva um pouco do pó do produto em água e aplique no rosto, pescoço e colo, se preferir. Borrife água termal ou chá de camomila quando secar para prolongar seus benefícios, mas remova a máscara quando estiver praticamente seca.
- Experimente andar descalço quando estiver em contato com a natureza.
- Durma antes das 23h, pois pitta tem seus picos por volta da meia-noite, assim você evitará insônias indesejáveis.
Vale lembrar que cada indivíduo é único e o acompanhamento de um terapeuta é sempre bem vindo., mas acreditamos que a informação é uma ponte para o autoconhecimento. Nos acompanhe nas redes sociais!